Opinião

O Privacy Sandbox está chegando ao Android: o que isso significa para você na América Latina?

O que se esperava que acontecesse finalmente aconteceu, e o Google anunciou oficialmente que o Privacy Sandbox está chegando ao...

February 16, 2022
Santi Darmandrail

O que se esperava que acontecesse finalmente aconteceu, e o Google anunciou oficialmente que o Privacy Sandbox está chegando ao Android e ao Chrome. 

Em seu anúncio, o Google tenta se diferenciar da abordagem da Apple (sem denunciá-los) dizendo que essa mudança acontecerá como parte de uma iniciativa plurianual e que "outras plataformas adotaram uma abordagem diferente (...) restringindo as tecnologias existentes".

Então o que isso quer dizer? A postagem original não é muito específica em detalhes, mas sabemos algumas coisas com (quase) certeza:

  • O suporte para recursos de publicidade existentes, como o Android Advertising ID, continuará por pelo menos dois anos.
  • SDKs externos instalados dentro de aplicativos no Android acabarão sendo executados em algo chamado SDK Runtime, que estará disponível a partir do Android 13.
  • Topics (descendentes de FLoCs) fornecerão "sinais de interesse" ao mundo da publicidade por meio dos quais os aplicativos são instalados no dispositivo do usuário.
  • O FLEDGE também está chegando ao Android, fornecendo uma camada de abstração que retira informações pessoais de um usuário e permite que um desenvolvedor de aplicativos construa e segmente públicos com base em interações anteriores com seu aplicativo.
  • A atribuição no Android acontece por meio de uma nova API de atribuição, em vez de expor o ID de publicidade do Android.

No geral, concordamos com o Google em duas frentes:

  1. Restrições contundentes (como as da Apple) sobre o que pode e o que não pode ser compartilhado no fluxo de lances são ruins para todos, incluindo os usuários e os "90% dos aplicativos que são gratuitos e dependem de publicidade para existir".
  2. O design atual de IDs de publicidade não é ideal, e uma forma de publicidade mais amigável à privacidade deve existir no futuro.

Em sua documentação introdutória para Desenvolvedores, obtemos um pouco mais de detalhes sobre como essas tecnologias funcionam. O que ainda não sabemos é se o Google permitirá (ou, como a Apple, não) permitir que os desenvolvedores usem IDs de usuário primários para otimizar anúncios em seus próprios mundos. A boa notícia é que isso não foi descartado e, se o Google seguisse sua própria liderança do Chrome e do Ad Manager, eles os apoiariam.

Se isso significa que muitas empresas que hoje aproveitam os desenvolvedores de aplicativos e abusam da privacidade do usuário são extintas, saudamos isso. Na Retargetly, trabalhamos em soluções para um mundo de ID de usuário primário há quase dois anos e acreditamos que o IDx é a solução perfeita para os desenvolvedores de aplicativos adotarem e complementarem as APIs de publicidade que o Android oferecerá. 

Como um resumo do que acreditamos que isso significa para todos que hoje dependem de aplicativos Android como sua principal maneira de coletar e aproveitar os dados do usuário: o

  • SDK Runtime tornará mais difícil para os SDKs de publicidade acessar determinadas categorias de dados do dispositivo de um usuário, como, por exemplo, dados de localização ou quais outros aplicativos o usuário instalou no dispositivo.
  • As campanhas que desejam medir o desempenho com base na instalação do aplicativo precisarão adotar a API de atribuição diretamente ou (provavelmente) por meio de um parceiro de atribuição.
  • Atualmente, os IDs de publicidade do Android são usados ​​para exportar dados de ambientes móveis e integrá-los em plataformas externas como Facebook ou YouTube. Isso se tornará significativamente mais difícil de fazer.
  • Em geral, será mais difícil entregar e veicular campanhas publicitárias com base em dados próprios integrados por meio de IDs de publicidade do Android.
  • Esperamos que as permissões que permitem que os aplicativos saibam quais outros aplicativos um usuário tem em seu dispositivo serão removidas completamente (algo que já acontece no iOS) e substituídas por Tópicos.

Todos esses impactos veremos em algum momento e não são preocupações de curto prazo no momento. No entanto, continuaremos a monitorar os anúncios e resumiremos o que isso significa.

Assim como no anúncio do Chrome, temos um bom tempo para nos preparar e entender o que significam as novas regras do jogo. Como líderes em identidade de anúncios e gerenciamento de público na América Latina, estamos confiantes de que o mercado continuará adotando cada vez mais tecnologias e soluções orientadas por dados. Esses avanços só podem ser alcançados de uma forma que respeite a privacidade do usuário e as regulamentações locais.

Esperamos trazer o IDx para o Android e trabalhar com parceiros e anunciantes em toda a América Latina para tornar realidade um ecossistema de publicidade que prioriza a privacidade.

Últimos artículos

Uma breve imersão pela experiência da Retargetly testando o Privacy Sandbox do Google

June 6, 2023

Descubra nossas descobertas e saiba como estamos aproveitando os Tópicos como um sinal adicional dentro de nossos modelos de segmentação

Clorox ele pesquisou clientes no Chile e repensou sua estratégia com base no Insights

October 20, 2022

Graças à Plataforma Retargetly, em conjunto com a Havas Converged, pesquisou mais de 5.000 clientes em menos de uma semana

O Privacy Sandbox está chegando ao Android: o que isso significa para você na América Latina?

February 16, 2022

O que se esperava que acontecesse finalmente aconteceu, e o Google anunciou oficialmente que o Privacy Sandbox está chegando ao...

Gostaria de conversar conosco sobre este tema?

Independentemente do estágio de uso de seus dados, nossa equipe o ajudará a entendê-lo, levá-lo ao próximo nível e torná-lo acessível e acionável em seus canais digitais.
Thank you! Your submission has been received.
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Sair da rede

Respeitamos a privacidade dos usuários e nos comprometemos a cumpri-la. Consulte nossa política de privacidade para saber mais sobre os tipos de dados que coletamos.

Como usuário, você tem a opção de decidir se podemos coletar esses dados. Se desejar que paremos de coletar dados, clique no botão abaixo e deixaremos de coletar dados anônimos neste site e em outros que usam nossa tecnologia.

Você optou por sair com sucesso.